cover
Tocando Agora:

SES-MG promove I Capacitação de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Quimioterapia

SES-MG promove I Capacitação de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Quimioterapia

SES-MG promove I Capacitação de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Quimioterapia
SES-MG promove I Capacitação de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Quimioterapia (Foto: Reprodução)

Capacitação reúne fiscais sanitários e especialistas para fortalecer a inspeção em serviços de quimioterapia e garantir mais segurança aos pacientes em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início nesta terça-feira, 16/09, à I Capacitação de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Quimioterapia, no auditório da Fundação João Pinheiro em Belo Horizonte. O evento acontece até o dia 18.

O curso tem como objetivo a capacitação dos fiscais sanitários de Minas Gerais, promovendo um debate técnico e aprofundado sobre as questões regulatórias e sanitárias que envolvem a área de oncologia, com foco no controle de risco e segurança do paciente.

“Esta é a primeira vez que promovemos, em Minas Gerais, um curso de capacitação nessa área da oncologia, o que reforça a relevância do debate e da qualificação dos profissionais para que possam realizar a inspeção desses serviços no Estado” destaca o diretor de Vigilância em Serviços de Saúde, Anderson Macêdo Ramos.

O evento conta com a presença de cerca de 150 participantes, entre fiscais das vigilâncias sanitárias municipais e estadual, além de técnicos dos consórcios intermunicipais, que irão discutir os desafios e compartilhar experiências para fortalecer a atuação das equipes de inspeção, de forma a contribuir para a segurança dos pacientes e para a qualidade dos serviços de quimioterapia no estado.

“É importante promover o debate e a capacitação técnica dos profissionais que atuam nos serviços de quimioterapia, uma vez que esses estabelecimentos são classificados como de nível 3 de risco no processo de licenciamento sanitário e, assim sendo, precisam obrigatoriamente desse licenciamento para funcionar” finalizou o diretor de Vigilância em Serviços de Saúde.

Programação

Ao longo dos três dias, serão apresentadas 12 palestras, ministradas por especialistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Hospital AC Camargo de São Paulo, Hospital Câncer Center Oncoclínicas de Belo Horizonte, entre outras instituições de referência nacional.

A programação contempla um panorama sobre o câncer no Brasil e em Minas Gerais, com dados epidemiológicos, diretrizes e a distribuição dos serviços oncológicos. Também serão discutidas inovações no tratamento, aspectos da infraestrutura física e a legislação sanitária aplicada aos serviços de quimioterapia.

Entre os temas, estão ainda a segurança do paciente, a gestão de riscos, a farmacovigilância, as boas práticas de preparação, manipulação e administração de quimioterápicos, além da condução das inspeções sanitárias nesses serviços. 

Comentários (0)

Fale Conosco